Fisioterapia
“O Fisioterapeuta centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, de incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida”.
Decreto-Lei n.o 564/99, de 21 de Dezembro


Como membro de uma Equipa Multidisciplinar, o Fisioterapeuta, desempenha um papel fundamental no processo de manutenção e reabilitação:
Diagnóstico:
• Acolhe o utente e identifica as suas necessidades através da recolha direta de informação, do diagnóstico clínico, do prognóstico de evolução e da sua história;
• Faz o diagnóstico das incapacidades físicas do utente, tendo em conta a sua condição física, psíquica e sociocultural, aplicando métodos de avaliação e diagnóstico em Fisioterapia.
Terapêutica:
• Concebe planos de intervenção tendo em conta as alterações e/ ou disfunções anatomofisiológicas do utente;
• Faz a reeducação e a readaptação funcional do utente de acordo com o plano de intervenção elaborado;
• Reavalia e reajusta o plano de intervenção em função dos resultados obtidos;
• Elabora relatório técnicos de avaliação, planeamento, intervenção e reavaliação;
• Promove o ensino de métodos que auxiliem o utente a desenvolver a sua autonomia.
A interação e articulação da Equipa Multidisciplinar, juntamente com o apoio dos familiares/ cuidadores, proporcionam ao utente um acompanhamento contínuo desde a entrada na Instituição, visando um aumento da sua capacidade funcional e da sua autonomia.



Terapia da Fala
“Em Portugal, o Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela avaliação, diagnóstico, prevenção, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações associadas, bem como da alimentação e deglutição. Esta definição inclui não só as funções relacionadas com a compreensão e a expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal”
Standing Liaison Committee of European Union Speech and Language Therapists and Logopedists
Na ARIFA, o Terapeuta da Fala intervém com uma população adulta, com alterações nas áreas da:
• comunicação (verbal e não verbal
• linguagem (oral e escrita);
• fala;
• motricidade orofacial;
• voz;
• deglutição.
As alterações nas áreas referidas podem ter múltiplas causas, como por exemplo o Acidente Vascular Cerebral, o Traumatismo Cranio-Encefálico e as Doenças Neurodegenerativas (e.g. Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, Coreia de Huntington, Doença de Parkinson).
O Terapeuta da Fala estabelece o diagnóstico terapêutico, identifica potencialidades e as áreas a reabilitar, no sentido de realizar uma intervenção que promova a máxima funcionalidade da pessoa. Sempre que possível, é realizada uma intervenção conjunta com a família, através da partilha de informação e ensino de estratégias.

Terapia Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional tem como objectivo máximo reestabelecer a independência funcional a um indivíduo que temporariamente a perdeu. Na sua abordagem faz uma análise pormenorizada do desempenho ocupacional do indivíduo nas diferentes áreas de ocupação, ensinando estratégias para que este restabeleça todas as suas competências e volte rapidamente às suas atividades.
Está também habilitado para fazer aconselhamento relativamente a ajudas técnicas (para treino e estimulação do desenvolvimento, que são parte imprescindível do tratamento, como por exemplo, talas de estabilização para estimulação do desenvolvimento da marcha, prevenção de deformidades, manutenção e suporte) e adaptação de contexto.
Áreas de Ocupação:
• Atividades da vida diária
• Atividades da vida diária instrumental
• Trabalho
• Lazer
• Participação Social
Competências de desempenho:
• Competências Motoras
o Postura
o Mobilidade
o Coordenação
o Força e Esforço
• Competências de Processo
o Conhecimento
o Organização Temporal
o Organização do espaço e dos objetos
o Adaptação

