Fisioterapia


“O Fisioterapeuta centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, de incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida”.

Decreto-Lei n.o 564/99, de 21 de Dezembro

Fisioterapia
Fisioterapia

Como membro de uma Equipa Multidisciplinar, o Fisioterapeuta, desempenha um papel fundamental no processo de manutenção e reabilitação:
Diagnóstico:

• Acolhe o utente e identifica as suas necessidades através da recolha direta de informação, do diagnóstico clínico, do prognóstico de evolução e da sua história;

• Faz o diagnóstico das incapacidades físicas do utente, tendo em conta a sua condição física, psíquica e sociocultural, aplicando métodos de avaliação e diagnóstico em Fisioterapia.


Terapêutica:

• Concebe planos de intervenção tendo em conta as alterações e/ ou disfunções anatomofisiológicas do utente;

• Faz a reeducação e a readaptação funcional do utente de acordo com o plano de intervenção elaborado;

• Reavalia e reajusta o plano de intervenção em função dos resultados obtidos;

• Elabora relatório técnicos de avaliação, planeamento, intervenção e reavaliação;

• Promove o ensino de métodos que auxiliem o utente a desenvolver a sua autonomia.



A interação e articulação da Equipa Multidisciplinar, juntamente com o apoio dos familiares/ cuidadores, proporcionam ao utente um acompanhamento contínuo desde a entrada na Instituição, visando um aumento da sua capacidade funcional e da sua autonomia.

Fisioterapia
Fisioterapia
Fisioterapia

Terapia da Fala


“Em Portugal, o Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela avaliação, diagnóstico, prevenção, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações associadas, bem como da alimentação e deglutição. Esta definição inclui não só as funções relacionadas com a compreensão e a expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal”
Standing Liaison Committee of European Union Speech and Language Therapists and Logopedists
Na ARIFA, o Terapeuta da Fala intervém com uma população adulta, com alterações nas áreas da:

• comunicação (verbal e não verbal

• linguagem (oral e escrita);

• fala;

• motricidade orofacial;

• voz;

• deglutição.


As alterações nas áreas referidas podem ter múltiplas causas, como por exemplo o Acidente Vascular Cerebral, o Traumatismo Cranio-Encefálico e as Doenças Neurodegenerativas (e.g. Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, Coreia de Huntington, Doença de Parkinson).

O Terapeuta da Fala estabelece o diagnóstico terapêutico, identifica potencialidades e as áreas a reabilitar, no sentido de realizar uma intervenção que promova a máxima funcionalidade da pessoa. Sempre que possível, é realizada uma intervenção conjunta com a família, através da partilha de informação e ensino de estratégias.


Terapuia da fala

Terapia Ocupacional


O Terapeuta Ocupacional tem como objectivo máximo reestabelecer a independência funcional a um indivíduo que temporariamente a perdeu. Na sua abordagem faz uma análise pormenorizada do desempenho ocupacional do indivíduo nas diferentes áreas de ocupação, ensinando estratégias para que este restabeleça todas as suas competências e volte rapidamente às suas atividades. Está também habilitado para fazer aconselhamento relativamente a ajudas técnicas (para treino e estimulação do desenvolvimento, que são parte imprescindível do tratamento, como por exemplo, talas de estabilização para estimulação do desenvolvimento da marcha, prevenção de deformidades, manutenção e suporte) e adaptação de contexto.
Áreas de Ocupação:

• Atividades da vida diária

• Atividades da vida diária instrumental

• Trabalho

• Lazer

• Participação Social


Competências de desempenho:
• Competências Motoras

o Postura

o Mobilidade

o Coordenação

o Força e Esforço


• Competências de Processo

o Conhecimento

o Organização Temporal

o Organização do espaço e dos objetos

o Adaptação


Terapuia da fala
Terapuia da fala