Fundação 1979
A Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora (ARIFA), nasceu da união de um grupo de trabalhadores da fábrica da Mundet após o seu encerramento.
Criaram um grupo que em conjunto partilhava dos mesmos ideais de construção de um Lar, embora de início, apenas existisse boa vontade.
As reuniões de grupo eram realizadas na atual sede que na altura fazia parte da comissão de moradores. A 3 de Novembro de 1979 a Junta de Freguesia de Amora cedeu as instalações à ARIFA, permitindo assim a inauguração do Centro de Convívio.
A Câmara Municipal do Seixal facultou uma máquina de escrever, e começaram a enviar cartas ao Governador Civil de Setúbal para exporem as ideias do grupo.
Organizaram várias atividades para angariar fundos. Realizaram petiscos e lanches, criaram um grupo de Majoretes para desfilar, entre outras iniciativas.
Um conjunto de pessoas formaram uma Direção. Os nomes de Benjamim Fonseca, Elisabeth Pinto, Remilda Pereira, Carmendo Lopes, Manuel Tiago, Joaquim Vitorino, Alfredo Silva, Silvina Raimundo e António Marques, sócios fundadores, encontram-se homenageados no salão nobre da Instituição.
Deslocavam-se de porta em porta com o objetivo de angariar mais sócios, para poderem ter algum dinheiro.
A direção fez algumas diligências junto da Câmara Municipal do Seixal, para apresentarem as suas ideias no intuito da construção de um Lar. Mais tarde a Câmara Municipal do Seixal cedeu o terreno onde se situa atualmente o Lar Nossa Senhora de Monte Sião.
1980
O Lançamento da 1ª Pedra para o Lar de 3ª Idade foi realizado a 22 de Março de 1980. A cerimónia teve como cenário o emblemático sobreiro no jardim da Amora e contou com a participação do Governador Civil de Setúbal, da Junta de Freguesia da Amora e com a Câmara Municipal do Seixal.
A 25 de Março de 1980 foi efetuada a escritura da ARIFA ficando assim constituída oficialmente a Associação e ganhando o estatuto de Entidade de Solidariedade Social.
A inauguração do Lar teve lugar no dia da Liberdade a 25 de Abril de 1987.
1990
Em 1990 realizou-se um acordo de cooperação para o Centro de Dia, bem como a criação da resposta social de Apoio Domiciliário.
A ARIFA teve como objetivo primordial melhorar a qualidade de vida dos Idosos através da intervenção das respostas sociais: Estrutura Residencial para Idosos, Centro Convívio, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.
A História da ARIFA foi elaborada com base no testemunho da Sócia Fundadora Sr.ª Dª Elisabete Pinto.