Unidade de Cuidados Continuados Integrados


No dia 24 de Abril, realizou-se a cerimónia de lançamento da 1ª pedra da nova Unidade de Cuidados Continuados e Integrados (UCCI), tendo como previsão terminar, no final deste ano de 2011.

Para a sua construção de 4000 mil m2, contámos com o apoio financeiro da Câmara Municipal do Seixal e do Ministério da Saúde.


Definição


"A unidade de longa duração e manutenção é uma unidade de internamento, de carácter temporário ou permanente, com espaço físico próprio, para prestar apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio."


Objectivo


A Unidade de Internamento de Longa Duração e Manutenção tem por finalidade proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida, por um período de internamento superior a 90 dias consecutivos.

A unidade de longa duração e manutenção pode proporcionar o internamento, por período inferior ao previsto no número anterior, em situações temporárias, decorrentes de dificuldades de apoio familiar ou necessidade de descanso do principal cuidador, até 90 dias por ano.


Destinatários


Os utilizadores das unidades de internamento de longa duração e manutenção são doentes que, pela sua situação de dependência, por razões de doença ou de patologias associadas à idade necessitam de Cuidados Continuados Integrados.

Os doentes são oriundos de outras respostas da Rede, de instituições de saúde ou de solidariedade e segurança social ou, ainda, do domicílio.


Serviços:


- Actividades de manutenção e de estimulação

- Cuidados de enfermagem diários

- Cuidados médicos

- Prescrição e administração de fármacos

- Apoio psicossocial

- Controlo fisiátrico periódico

- Cuidados de fisioterapia e terapia ocupacional

- Animação sócio- cultura

- Higiene, conforto e alimentação

- Apoio no desempenho nas actividades da vida diária



an image

Quem vai cuidar de si?

A promoção da saúde e da qualidade de vida são os pilares fundamentais para a existência da Unidade, pelo que a excelência na intervenção só poderá ser atingida se existir um bom trabalho multidisciplinar. A intervenção realizada na Unidade engloba um corpo multidisciplinar de profissionais, que dão o seu melhor para cuidar de si e o apoiar com todo o seu saber e experiência.

• Médicos

• Enfermagem

• Serviço Social

• Psicologia

• Fisioterapia

• Nutrição e Alimentação

• Terapia da Fala

• Terapia Ocupacional

• Animação Sociocultural

• Auxiliares de Ação Médica

• Administrativa

• Outros


O Processo de Referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados:

A referenciação para a RNCCI pode ser feita através de duas formas:

• Equipas de Gestão de Altas – para utentes internados no Hospital

• Centros de Saúde – para utentes no Domicilio

A referenciação para a RNCCI pode ser feita através da equipa de gestão de altas do hospital, uma equipa multidisciplinar, com o objetivo de preparar e gerir a alta hospitalar em articulação com outros serviços, para os doentes que requerem seguimento dos seus problemas de saúde e sociais (cfr. n.º 1 do Art. 23.º do Decreto-Lei n.º 101/2006, de 6 de Junho).

A referenciação para a RNCCI pode ser feita na comunidade, através do médico, enfermeiro, assistente social do seu Centro de Saúde. A Equipa de Cuidados Continuados Integrados no domicílio (E.C.C.I.) poderá referenciar a situação ao Médico de Família ou ao Diretor do Centro de Saúde se o doente não tiver Médico de Família.

Em caso de dificuldade, contactar diretamente a ECL sedeada no centro de saúde da respetiva área de residência.

**Nenhum doente pode ser admitido diretamente em qualquer Unidade de Cuidados Continuados sem ser avaliado pela Equipa.


Quem são os destinatários dos cuidados continuados integrados?

Todos os cidadãos que deles necessitem, nomeadamente:

• Pessoas de todas as idades com dependência funcional;

• Pessoas com doença crónica;

• Pessoas com doença incurável em estado avançado e em fase final de vida.


Que tipo de respostas dá a RNCCI?

A prestação dos cuidados de saúde e de apoio social é assegurada pela RNCCI através de unidades de internamento e de ambulatório e de equipas domiciliárias. Neste sentido, é importante distinguirem-se as seguintes tipologias de Cuidados Continuados:

- Unidades de convalescença;

- Unidades de média duração e reabilitação;

- Unidades de longa duração e manutenção;

- Unidades de cuidados paliativos;

- Equipas domiciliárias - ECCI.


Os Cuidados Continuados Integrados têm custos para os utentes?

- Conforme já praticado no âmbito dos serviços de apoio do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (vulgarmente referenciados como Segurança Social), nos casos de permanência em unidades de internamento de média e de longa duração, os custos serão de acordo com a capacidade económica de cada utente.

- Serão cobrados, quando se justificar, em função dos rendimentos do utente, apenas os custos relativos aos cuidados de apoio social, uma vez que o custo dos tratamentos de saúde será assegurado sem custos para o cidadão.